Lançamento do documentário sobre a Lei da Ficha Limpa

O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral realiza na próxima quarta (24), no SESC Consolação, às 10h, o lançamento do documentário “Ficha Limpa: Uma história de combate à corrupção” que conta a trajetória da lei de iniciativa popular que mobilizou o país.

 

 
 
Lei da Ficha Limpa
 
A Campanha Ficha Limpa foi lançada em abril de 2008 pela sociedade civil brasileira com o objetivo de melhorar o perfil dos candidatos e candidatas a cargos eletivos do país.

Para que isso fosse possível, foi elaborado um projeto de lei de iniciativa popular que torna os critérios de inelegibilidade mais rigorosos, considerando a vida pregressa dos candidatos e candidatas. O projeto contou com mais de 1,5 milhões de assinaturas, recebendo o apoio de diversos segmentos e da sociedade civil organizada.
 
No dia 29 de setembro de 2009, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) entregou a proposta ao Congresso Nacional junto com as assinaturas e, foi sancionado no ano de 2010, passando a vigorar como Lei da Ficha Limpa a partir das eleições municipais de 2012.
 
 
O documentário
 
O documentário foi dirigido pelo advogado e membro do MCCE, Luciano Santos e conta a trajetória da Lei Ficha Limpa através de depoimentos do Juiz de Direito Márlon Reis, do ativista social Chico Whitaker, do próprio Luciano Santos e outros participantes da campanha em um vídeo de 30 minutos de duração.
 
 
Serviço:
 
O quê: Lançamento de documentário sobre a Lei da Ficha Limpa
Quando: Dia 24 de outubro, às 10h
Onde: SESC Consolação - sala Ômega - Rua Dr. Vila Nova, 245 – 8º andar (São Paulo – SP)
Quanto: Entrada franca mediante reserva
Vagas limitadas. Confirmação de presença através do email andrea@isps.org.br