MCCE apresenta proposta para plano de ação de parceria para governo aberto

Fonte: MCCE/SP | Ascom_MCCE
 
BRASÍLIA - Foi realizado entre os dias 13 e 15 de março, o encontro da Parceria Governo Aberto (OGP - Open Government Partnership), iniciativa internacional que visa difundir e incentivar globalmente práticas governamentais relacionadas à transparência dos governos, acesso à informação pública e participação social.
 
O evento contou com uma reunião presencial que teve representantes do Governo Federal e da sociedade civil, ocorreu na Escola Nacional de Administração Fazendária - Esaf. Estiveram presentes o ministro da CGU Jorge Hage e o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República Gilberto Carvalho. 
 
O objetivo do encontro foi unir esforços para que o governo federal brasileiro assuma internacionalmente uma série de compromissos concretos para a promoção da transparência, o aumento da participação dos cidadãos, o combate à corrupção e o incentivo ao acesso a informações públicas.
 
Luciano Santos do Comitê Estadual do MCCE de São Paulo e Miguel Ângelo do Conselho Federal de Contabilidade, entidade da Rede MCCE, também estiveram presentes. O representante do MCCE apresentou uma proposta para a implementação do Financiamento Publico de Campanha, assunto já sugerido na Consocial (1ª Conferencia Nacional sobre Transparência e Controle Social) onde foi o mais votado. 
 
Nesta reunião a proposta também foi recepcionada e ficou entre as 15 prioridades listadas pelos participantes. Mais uma demonstração de que a sociedade civil tem enorme vontade de implementar o financiamento público das campanhas.
 
Em sua manifestação o Ministro Jorge Hage disse: “olhando rapidamente as sugestões tenho certeza de que boas propostas foram priorizadas” e completou:  “uma dessas propostas eu assino em baixo”, se referindo ao financiamento publico de campanhas.
 
As propostas serão levadas ao Governo Federal para que medidas sejam tomadas na busca de implementações que, neste caso, devem passar pelo Congresso.