Dmitri Medvedev: Luta contra a corrupção deve atingir todos os níveis

Diário da Russia

 

O Primeiro-Ministro da Rússia, Dmitri Medvedev, acredita que a luta contra a corrupção deve acontecer em todos os níveis, do presidente, governo e o parlamento até os municípios e seus indivíduos. Durante uma reunião na Duma, a câmara baixa do parlamento russo, onde o premier apresentou um relatório de desempenho do governo, ele declarou que essa batalha requer consistência, esforço sério e, certamente, tempo para ser vencida.

De acordo com Medvedev, os esquemas de evasão vão aparecer em todos os momentos, portanto, eles devem ser identificados e expostos. O primeiro-ministro salientou que "A corrupção não é apenas abuso da legalidade, é um estado de espírito".

Dmitri Medvedev chamou a atenção dos deputados para o fato de que o quadro jurídico para o combate à corrupção, em essência, foi criado "a partir do ponto zero". No entanto, segundo ele, é necessário melhorá-lo permanentemente, lembrando que o governo enviou à Duma de Estado uma série de novos projetos de lei anticorrupção.

O chefe de governo ressaltou que atualmente os funcionários públicos já são obrigados a declarar os seus rendimentos e grandes gastos. Ele ainda observou que todos os projetos de resolução da administração estão sujeitos a um exame especial anticorrupção feito por especialistas. Medvedev concluiu lembrando que a Rússia se juntou a uma série de convenções internacionais de combate à corrupção.