Ministério Público da PB recebe curso de combate à corrupção e lavagem de dinheiro

Por Paraíba Agora

 

Aconteceu ontem, terça-feira (21), o Curso de Capacitação e Treinamento no Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro, no auditório da sede do Ministério Público da Paraíba. Promotores de Justiça, policiais federais, civis e militares e representantes dos Tribunais de Conta do Estado e da União, das Controladorias-Gerais do Estado e da União e das Receitas estadual e federal participam do evento, que é promovido pelo Ministério da Justiça.

A abertura foi feita pelo promotor-corregedor Rodrigo Nóbrega, que representou o procurador-geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho. Participaram ainda da abertura o coordenador do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), Ricardo Saad, o promotor Herbert Vitório Carvalho, representante do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), o coordenador da CGU na Paraíba, Fábio Araújo, a coordenadora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) do MPPB, promotora Cristiana Vasconcelos, e o vice-presidente da Associação Paraibana do Ministério Público, promotor Bergson Formiga.

Após a abertura foi realizada a palesta inaugural pelo coordenador do DRCI, Ricardo Saad, Recuperação de Ativos como Instrumento de Combate ao Crime. À tarde, serão realizadas duas palestras: “Conceito de Lavagem de Dinheiro” e “Anatomia do crime Organizado: Marco Teórico”, ambas pelo delegado da PF Getúlio Bezerra.

 

O curso se encerra na próxima sexta-feira (24).

 

Curso

O Curso de Capacitação e Treinamento no Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro faz parte do Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (PNLD). O programa surgiu como cumprimento de uma das metas da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), com a tarefa de criar um plano integrado de capacitação e treinamento de agentes públicos e de orientação à sociedade, otimizando a utilização de recursos públicos e disseminando uma cultura de prevenção e combate à corrupção e à lavagem de dinheiro no Brasil.

MPPB